domingo, 17 de julho de 2016

Sugestão de Pauta: Como viajar tendo dupla cidadania - Como entrar e sair

Na verdade a pauta é também uma curiosidade minha sobre como as pessoas que tem dupla cidadania devem lidar quando viajam para fora. No meu caso, tenho a cidadania portuguesa (recém adquirida) também e sempre fico na dúvida de como me portar na apresentação do passaporte, já que o que é apresentado é que recebe o carimbo de entrada e saída do país visitado. Um exemplo: 
Numa viagem à Europa, saio do Brasil com o passaporte brasileiro. Ao chegar em Portugal, apresento qual? O português (que não será nem estará carimbado)?? Não serei questionado por estar entrando no país com o passaporte sem o carimbo de entrada e saída (teoricamente eu estaria retornando de viagem já que "sou" português e estou entrando em Portugal vindo de um voo internacional)?? Mostro o brasileiro (que será carimbado com a entrada), me obrigando a passar pela imigração (a melhor parte de quando se tem outra nacionalidade que é evitá-la)? Mostro os 2? Qual eu peço para carimbar? E se, voltando pro Brasil depois de ir à Portugal e apresentar o passaporte portugues (que não foi carimbado, claro), não terei problema na imigração daqui (coisas do tipo: "O senhor viajou para fora e não passou pela imigração? Como o senhor viajou? Etc.)? 
Espero ver o artigo e as respostas para minhas dúvidas! 
Abraços a todos dos MD!!

http://guia.melhoresdestinos.com.br/sugestao-de-pauta-como-viajar-tendo-dupla-cidadania-como-entrar-e-sair-c-96-10106-pf.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário