sábado, 29 de setembro de 2012

Novos mercados, diferentes necessidades



Demanda é tudo o que seu cliente diz que precisa. Só que ele diz para você e para seus concorrentes. Necessidade é aquilo que ele nem sempre sabe que precisa. Cabe à companhia, portanto, desenvolver o produto ou serviço adequado para atendê-lo. Se essa diferenciação entre os conceitos já complica a vida de empresas que atuam regionalmente, imagine a dificuldade de acertar o alvo nos casos em que a empresa busca a internacionalização de suas operações.
Por conta do cenário econômico atual, Luiz Carlos de Carvalho (o Lical), professor da Fundação Dom Cabral (FDC), propõe aos empresários brasileiros que pensem sobre as oportunidades existentes no mercado europeu. Ele lembra que consumo naquela região ainda existe e está aberto para empresas que saibam explorar os aspectos em que são mais competitivas do que as companhias que já atuam no Velho Mundo.
A FDC é parceira da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) no Programa Internacionalização e Competitividade (Inter-Com), cujo objetivo é preparar executivos para enfrentar os desafios do processo de internacionalização. Segundo Lical, para obter sucesso nessa jornada é preciso, por exemplo, que o produto ou serviço ofertado tenha menores custos de produção; que a empresa tenha mais competência para produzir com os mesmos ativos a um custo mais atrativo; e/ou que apresente alguma proposta de inovação. “É possível se diferenciar mesmo em cenários desfavoráveis. Não são os mesmos elementos que determinam a atuação de todas as empresas”, explica.
O acadêmico recomenda que as corporações interessadas em ampliar suas operações para outros países ou regiões tenham consciência de que o novo contexto de atuação é diferente daquele a que está habituada. “Não é possível obter sucesso competitivo apenas transferindo a cultura e a forma de atuação já estabelecidas. Não importa o que tem valor para a sua empresa. São os investidores e os clientes que têm de perceber as vantagens oferecidas”, salienta.
Nessa linha, Lical alerta: “se você não sabe o que o cliente quer comprar, você continua ofertando a mesma coisa que os seus concorrentes”. Por isso, conclui, é imprescindível entender o que é valor para os stakeholders em geral, incluindo os funcionários da própria companhia. Não adianta, por exemplo, na visão do professor, impor uma cultura brasileira a operários chineses.
Casos de sucesso: Petrobras e Fogo de Chão
As vantagens perante os consumidores não são óbvias, destaca Lical, ao falar sobre a aquisição, por parte da Petrobras, de uma empresa argentina de postos de combustível. Segundo ele, a estatal brasileira encomendou estudo de mercado para verificar qual era a percepção dos argentinos sobre uma empresa de origem brasileira bastante arraigada. As respostas obtidas pelo estudo, relata, foram surpreendentes, pois revelaram que, ao menos para aquele produto, a vinculação ao Brasil denotava qualidade para os consumidores portenhos.
Outro caso importante citado pelo professor da FDC é o da rede Fogo de Chão, que, ao aportar nos Estados Unidos, fechou um modelo de parceria com um frigorífico que, até então, se mostrava inviável no Brasil. O frigorífico norte-americano assegurou à churrascaria que não forneceria os mesmos cortes encomendados pela por ela a outros de seus clientes. No Brasil, a Fogo de Chão se via obrigada a atuar também nesse elo da cadeia por não confiar um dos segredos de seu negócio – o corte das carnes – a uma terceirizada.
Auxílio à internacionalização
O programa Inter-Com busca valorizar a competitividade e, assim, aumentar a presença brasileira em mercados globais, aproveitando a posição de destaque que o País alcançou nos últimos anos. Segundo Juarez Leal, coordenador da Unidade Estratégica de Mercado da ApexBrasil, muitas empresas brasileiras sofrem com o processo de gestão estratégica da internacionalização. “Diferente do sucesso do qual desfrutam em seus territórios de origem, têm dificuldade em criar uma posição única e valiosa envolvendo um conjunto diferente de atividades.”
O objetivo do programa é auxiliar as organizações nacionais a enxergar onde estão as melhores oportunidades e como adaptar à atuação internacional pontos como produto, comunicação, pessoal, cultura de negócios e operação.
O programa tem dois encontros presenciais na cidade de São Paulo, sendo o primeiro entre os dias 3 e 5 de outubro e o segundo entre 21 e 22 de novembro. Mais informações podem ser obtidas junto à Fundação Dom Cabral, em contato direto com a coordenadora executiva do programa, Ana Luiza Rodrigues de Paula, pelo telefone (31) 3589-7375 ou pelo e-mail ana.rodrigues@fdc.org.br

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Vale a pena conhecer: El Guia Latino de São Paulo


EL GUIA LATINO, tem por finalidade promover através da internet as expressões culturais latino americanas na cidade de São Paulo, criando assim um espaço de encontro onde todos os movimentos de imigrantes (comunidades latino americanas residentes em SP)  e de Brasileiros que fazem parte deste movimento, possam ter onde divulgar seus trabalhos de forma gratuita.
Especificamente, propõe-se a:
Democratizar através do site a divulgação das diversas expressões culturaisl latino americanas, oferecendo um espaço gratuito a músicos, fotógrafos e artistas em geral.
Integrar o público de São Paulo para que participem dos eventos culturais que acontecem na cidade e que não chegam aos grandes meios de comunicação.
Criar um diálogo aberto com o público interessado nas expressões culturais na cidade de São Paulo através das ferramentas do site.
O Site compreende divulgação e cobertura dos eventos culturais, galeria de fotos, vídeos, ações de marketing.
Com a intenção de democratizar a divulgação das diversas expressões culturais latino americanas no site, serão aceitas todas as propostas que se encaixem neste padrão sem distinção e de forma gratuita.
A proposta do site opta pela pluralidade de manifestações culturais, dando espaço para pequenos e grandes expoentes destas.

Vale a pena conhecer: BARES ESPANHÓIS EM SÃO PAULO


Por Leonardo Filomeno - redator (http://www.guiadasemana.com.br/noite/noticia/bares-espanhois-em-sao-paulo)


COM PINTXOS, TAPAS E SANGRIAS, OS BARES ESPANHÓIS INVADEM A CAPITAL PAULISTA. CONHEÇA ELES!


A decoração do Sancho Bar y Tapas carrega no vermelho e conta com pedaços de jamón pendurados
A decoração do Sancho Bar y Tapas carrega no vermelho e conta com pedaços de jamón pendurados (Créditos: Divulgação)
Não é de hoje que o país ibérico faz escola nas noites de São Paulo. Mas, com a recente inauguração do Menys, bar que oferece um pedaço do famoso bairro gótico de Barcelona, a coisa ficou muito mais visível.
>> Conheça a terceira edição do Tapas Week
>> Saiba como comprar bons vinhos brasileiros
>> Confira o roteiro de bares e baladas de rock em São Paulo
Além da casa, São Paulo abriga outros tantos bares com foco na culinária espanhola, destacando tapas, ramón e sangrias, como o Donóstia, Venga e Sancho Bar Y Tapas. Confira nossa seleção com 7 bares espanhóis na capital paulista.
Recém inaugurado na região de Pinheiros, o espaço é um misto de lounge e bar, que traz para São Paulo uma inspiração nas antigas tabernas de Barcelona. O carro-chefe são as tapas, com destaque para a de cogumelos, servida na base de churros salgado; a de gratin de mexilhões e de pérolas de vôngole. O espaço ainda é dono de uma das maiores e mais sofisticadas cartas de Cavas da América Latina.
La Madrileña

O espaço é uma vinhoteca especializada em vinhos espanhóis. A proposta de seus fundadores é aproximar a cultura espanhola ao público paulistano. No cardápio, as tapas são os acompanhamentos mais pedidos. Além disso, porções de Jamón Serrano e  Croquetas de Jamón também têm destaque.
Opção espanhola no baixo augusta, a casa é um boteco especializado em petiscos ibéricos. São 24 opções de tapas, como o de jamón com ovos de codorna e lagostins com cogumelos. Para acompanhar, 30 rótulos de cerveja, entre elas oito da cervejaria Damm, de Barcelona, a exemplo do Voll-Damm, mais encorpado, e do Inedit, uma witbier (de trigo, ao estilo belga).
Reproduzindo um ambiente de taberna basca, a casa reserva um clima retrô e acolhedor. Para acompanhar os pintxo (espécie de tapas em espeto), entre eles o Tigre (casquinha de mexilhão levemente picante), Rollito de bacon (espetinho de camarão rosa grande empanado com um pedaço de bacon e queijo) e Foie a la plancha (fatia de fígado de pato fresco na chapa servido com molho de maçã). A carta de vinhos é vasta e a bebida podem ser pedidos em taça, com preço proporcional da garrafa.
A casa tem influência da culinária espanhola, com foco nas tapas e nos petiscos ibéricos. Entre as opções, tapas de pulpo a la gallega, polvo confitado com batata e páprica, além do famoso jamón Pata Negra, da Andaluzia. Para acompanhar, uma boa carta de vinhos e coquetéis à base de cava e jerez.
No Tatuapé, o bar tem ares de balada, com festas agendada pelo site oficial. No cardápio, sanduíches e alguns pratos, como o Paella Marinera, mesclado de frutos do mar e legumes que serve para duas pessoas. Além disso, diversas opções salgadas, como o Croque Monsieur. Para beber, vinhos, espumantes, destilados e cervejas.
Gràcia

O bar é inspirado na cultura catalã, com um ambiente decorado por oabras de Antonio Gaudi. O cardápio inclui tapas e aperitivos. O destaque vai para as sangrias, com mais de 20 opções, entre eles a muntanyes de salt, que combina vinho branco, morango, laranja, limão, ameixa, pêssego, suco de laranja, Cointreau e club soda.

Vale a pena conhecer: Bar Conexión Caribe


CONEXIÓN CARIBE

A CASA TOCA UMA SELEÇÃO DE RITMOS LATINOS, COMO A SALSA E O MERENGUE



Rua Belmiro Braga, 200
Vila Madalena - Onde fica
TELEFONE(s):
(11) 3813-5229 
Um pedaço de Cuba pode ser desfrutado em uma pequena casa na Vila Madalena, a Conexión Caribe. O clube toca uma seleção de ritmos latinos, como a salsa e o merengue, além de servir um legítimo jantar típico.

De donos cubanos, e frequentado por latinos que vivem em São Paulo, o local é ideal para quem quer aprender a dançar, ou treinar seus passos na pista, ao som do dono da balada e DJ, Esteban Martinez. No cardápio, pratos típicos, como o Aporreado de Ternera, feito com carne desfiada ao molho de tomate e banana. Além de bebidas, como o tradicional Mojito. Nas quartas, o taco mexicano é por conta da casa.
+ INFORMAÇÕES

Vale a pena conhecer: Núcleo Conexión Caribe de Cultura Latina



“Cultura” pode ser definida como o conjunto de manifestações artísticas, sociais, lingüísticas e comportamentais de um povo ou civilização, que incluem, entre outras, as seguintes atividades e manifestações: música, danças, teatro, rituais religiosos, língua falada e escrita, mitos, hábitos alimentares, arquitetura, pensamentos e formas de organização social. Pode também ser entendida como “o modo de viver” ou como “a experiência vivida” de um grupo, de uma sociedade ou de um povo.
A cultura desenvolvida na América, à partir da grande mistura das diversas influências dos colonizadores europeus, com a cultura africana (dos escravos) e a cultura original indígena, traz na sua essência, uma riqueza especial, marcada pela diversidade e pelos resultados das complexas composições dos povos e processos que a formaram, caracterizando o conceito de “latino” , entre outras coisas, como uma reunião de características singulares, sempre associadas à valores humanos e elementos de socialização como alegria, festividade, coletividade, celebração e integração, entre outros.
O NÚCLEO
O Núcleo Conexión Caribe de Cultura Latina é um núcleo de atividades voltadas à divulgação e valorização da cultura latina e das características e comportamentos, que compõem esse conceito , especialmente dança e música.
OBJETIVOS
- Divulgar a cultura latina, especialmente dança e música, e suas principais características de integração e socialização;
- Promover projetos e atividades culturais como alternativa nos meios de entretenimento e socialização dos indivíduos e grupos;
- Promover encontros, festas, cursos, estudos, seminários, espetáculos, palestras e atividades destinadas à divulgação e incremento da cultura latina, em todos os níveis;
- Promover a formação e aperfeiçoamento de profissionais especializados nas áreas de dança, música e criação artística, relacionadas à cultura latina;
- Oferecer assessoria para produção de eventos ligados à cultura latina;
- Promover a produção e a difusão da cultura latina em todos os seus níveis, especialmente dança e música;
- Promover a melhoria na qualidade de vida através da dança e da cultura;
- Inserir a dança, o canto e a música, não apenas como uma atividade segmentária e ocasional, realizada em momentos específicos de distração e “desconexão” com a vida cotidiana, mas como parte integrante e presente na vida de cada um, uma nova forma de viver, de ser e de se relacionar consigo mesmo, com o mundo e com as pessoas.
- Promover ações de caráter social e beneficente com enfoque prioritário na área cultural.

quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Pasodoble taurino

quarta-feira, 5 de setembro de 2012